A Cidade

Bonito está situado entre a Zona da Mata e o Agreste Setentrional, distando 136 km do Recife, com uma população aproximada de 40 mil habitantes e uma área de 400 km².

Contam que a beleza do local deu nome à cidade. Caçadores oriundos da cidade de Bezerros ao avistarem o rio, exclamaram: “Que rio Bonito!”. Com o passar do tempo o nome foi reduzido para Bonito.

Rico em história, o município de Bonito escreve nas suas páginas o movimento Sebastianista da Serra do Rodeador, chamado “Massacre do Rodeador”, um fato histórico que se passa no século XIX, precisamente em 1820, no sítio Rodeador, onde o líder Silvestre José dos Santos, cria uma seita com cultos a Dom Sebastião Rei de Portugal e a Nossa Senhora da Pedra. A cruel matança ao povo do Rodeador seria lembrada em 1822, pelo futuro imperador D. Pedro I, em frase: “Recordai-vos pernambucanos das fogueiras de Bonito!”. Além desse movimento, Bonito participou da Guerra dos Cabanos, Revolução Praeira e Revolução do Quebra-Quilo.

A cidade de clima ameno é repleta de atrativos, sendo conhecida como um dos melhores roteiros de ecoturismo do estado, o que lhe rendeu recentemente o título de uma das sete maravilhas de Pernambuco.

Belezas Naturais

Cachoeira Véu da NoivaTuristas e viajantes são cada vez mais atraídos por suas belezas naturais, dentre as quais se destacam:

Mirante da Serra do Araticum
Reserva Ecológica Mata do Mucuri
Cachoeira Barra Azul
Cachoeira Pedra Redonda
Cachoeira Paraíso
Cachoeira Véu da Noiva
Cachoeira Poço Dantas
Pedra do Rodeadouro
Camping do Mágico
e o cultivo de flores da Colônia Japonesa.